Programa Na Mão Certa

Multiplicador: contato direto com o caminhoneiro

Responsável por tocar o projeto de educação continuada junto aos caminhoneiros, o multiplicador que participou do primeiro encontro do Ciclo de Workshops Regionais do Programa Na Mão Certa recebeu o Guia do Multiplicador, sua principal ferramenta de trabalho a partir de agora. O objetivo do guia é dar a ele os subsídios necessários para atuar na sensibilização dos caminhoneiros.

Está dividido em sete capítulos e traz os seguintes conteúdos:

  1. Introdução, com uma explicação sobre o que é o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas e porque ele acontece;
  2. Aspectos gerais sobre o fenômeno e o que cada um tem a ver com a questão;
  3. Dados sobre a pesquisa - A Vida dos Caminhoneiros Brasileiros - e sobre a relação do caminhoneiro com a sexualidade;
  4. O papel do multiplicador;
  5. O Projeto de Educação Continuada;
  6. Glossário de termos e expressões.

O psicólogo Elder Cerqueira-Santos apresentou o guia para os multiplicadores e fez uma explanação sobre como utilizar o CD Apresentação Para Caminhoneiros, uma ferramenta desenvolvida pelo Programa Na Mão Certa e que tem o objetivo de ajudar o multiplicador durante seu trabalho de sensibilização.Produzida em flash, a ferramenta aborda diferentes aspectos da temática e apresenta ao caminhoneiro, de forma objetiva, os principais pontos ligados ao tema da exploração. O caminhoneiro é convidado a refletir e a desenvolver conceitos que o levem a compreender o problema e a importância de se tornar um agente de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Após participar do workshop, munido do guia e do CD, o multiplicador está apto a começar seu trabalho de educação continuada junto aos caminhoneiros. "A participação nesses encontros regionais é de grande importância para o multiplicador", ressalta a coordenadora do Programa Na Mão Certa, Carolina Padilha. "O workshop oferece o alicerce necessário para o multiplicador desenvolver seu trabalho com segurança e autonomia".

A assistente gerencial da Transportes Della Volpe, Raquel Reis, será uma multiplicadora. Ela participou da etapa de validação do material educacional e também do workshop realizado em São Paulo. "Temos muitas idéias para colocar em prática", afirma. "Vamos apresentar as propostas para a diretoria, discutir as prioridades e iniciar os trabalhos".

O próximo workshop regional está marcado o dia 5 de setembro em Curitiba. Se a sua empresa é signatária do Pacto Empresarial, inicie já a implantação do Programa Na Mão Certa. Clique aqui e faça sua inscrição.

 

  Leia também  

Programa Na Mão Certa entra na fase de implantação do Projeto de Educação Continuada.
Ponto focal: compromissos e ações das empresas.
Guia Exame de Sustentabilidade inclui ESCA no questionário.
Pará elabora Plano Estadual de enfrentamento.
Pesquisa mostra os equívocos da colonização da BR-163.

 

Voltar