Programa Na Mão Certa

O que é o ISE

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador composto de ações emitidas por empresas que têm alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social. Sua atual carteira reúne 43 ações emitidas por 34 empresas de 14 setores, que somam R$ 700,7 bilhões em valor de mercado. Desde 1º de dezembro de 2005, quando foi criado, até 9 de agosto de 2007, teve valorização acumulada de 63,3%. Este ano o índice valorizou 13,9% até o momento.

O ISE tornou-se benchmark (marca de referência) para o investimento socialmente responsável e um indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. É calculado pela Bovespa em tempo real ao longo do pregão, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista.

Sua formulação toma como base o conceito internacional Triple Botton Line (TBL), que avalia, de forma integrada, elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros. Aos princípios do TBL, foram adicionados outros três indicadores: governança corporativa, características gerais e natureza do produto.

As dimensões econômico-financeiras, sociais e ambientais das empresas são abordadas no questionário a partir de quatro conjuntos de critérios: Políticas (indicadores de comprometimento); Gestão (planos, programas, metas e monitoramento); Desempenho (indicadores de performance); e Cumprimento Legal (cumprimento de normas nas áreas ambiental, trabalhista, de concorrência, junto ao consumidor entre outras).

O Conselho do ISE é composto por: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos), International Finance Corporation (IFC) e Ministério do Meio Ambiente. Em março de 2007, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) passou a fazer parte do conselho.

  Leia também  

Bovespa incorpora ESCA ao Índice de Sustentabilidade Empresarial
Empresas validam projeto de educação continuada do Programa Na Mão Certa
Mapa de vulnerabilidade: Minas Gerais
Uma visão geral dos Compromissos em Ações
Falha no ECA facilita o tráfico de adolescentes
Policial gerenciava rede de exploração sexual de crianças e adolescentes
Transportadora Augusta leva Programa Na Mão Certa para o Mercosul

 

Voltar