O presidente da Copagaz, Ueze Zahran, e a diretora executiva do WCF-Brasil, Ana Maria Drummond, assinaram no dia 23 de julho o termo de compromisso e cooperação que integra os objetivos do Programa Na Mão Certa e os compromissos do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras em seu Programa de Adoção de Princípios Sócioambientais. A parceria foi firmada durante café da manhã realizado em uma das engarrafadoras da Copagaz, quinta maior distribuidora de gás GLP do Brasil (gás de cozinha). A cerimônia contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre convidados, representantes de entidades do terceiro setor e motoristas da frota da companhia de gás e de empresas terceirizadas.
“A
exploração sexual de crianças e adolescentes nas
estradas brasileiras é uma vergonha para o país. O trabalho
realizado por vocês, motoristas, na conscientização
da nossa população e de seus colegas pode impedir que isso
continue a acontecer”, disse Ueze Zahran.
A Copagaz tem uma frota de 550 veículos próprios e de terceiros, com mais de 800 motoristas que trafegam pelas principais rodovias federais e estaduais, percorrendo cerca de 3,5 milhões de quilômetros por mês, em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal.
“Nossos revendedores, público-alvo do PAPS, possuem frotas próprias ou terceirizam a distribuição dos botijões de gás, mantendo um estreito relacionamento com os caminhoneiros. Dessa forma, ao sensibilizarmos quem distribui o nosso produto estaremos atingindo um grande número de motoristas", explica o presidente.
Segundo Ana Maria Drummond, diretora executiva do Childhood Brasil (Instituto WCF), “a adesão de uma empresa como a Copagaz é importantíssima. Mobiliza e estimula outras grandes companhias a participarem do programa”.
Durante o evento foram colados nos caminhões da Copagaz adesivos com a seguinte mensagem: Vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Na próxima etapa do projeto, os motoristas receberão guias de orientação a fim de saberem como proceder para denunciar casos de exploração sexual e orientar as crianças, os adolescentes e suas famílias.
“Estou disposto a colaborar com esta campanha. Faço questão de passar o que aprendi hoje sobre o Programa Na Mão Certa para meus colegas que não puderam estar aqui”, diz Altamiro Borges da Silva, motorista da Copagaz.
Ações
Com ações estruturadas pela consultoria Visão Sustentável,
idealizadora do PAPS, além de falar sobre o Na Mão Certa em
todos os workshops do PAPS que estão sendo realizados
em diversas cidades brasileiras, a Copagaz vai sensibilizar seus motoristas
e divulgar a campanha por meio de adesivos colados em todos os caminhões
que distribuem seu produto com a seguinte frase: Vamos acabar com
a exploração sexual de crianças e adolescentes nas
estradas .
"Esta integração leva em consideração que um dos propósitos do PAPS é justamente o combate ao trabalho infantil, em todas as suas dimensões, o que inclui o combate à exploração sexual de crianças e adolescente", diz Zahran.
PAPS
Lançado em outubro de 2006, o PAPS é destinado aos mais
de dois mil revendedores da empresa. "A Copagaz se sente na obrigação
de ser a protagonista em seu setor a difundir os objetivos de desenvolvimento
do milênio, além de adotá-los internamente. Sendo
assim, nossa intenção é sensibilizar e conscientizar
os revendedores sobre o conceito e ações de responsabilidade
social corporativa", diz Ueze Zahran. A empresa já capacitou
cerca de 1700 revendedores de São Paulo capital, interior, Minas
Gerais, Campo Grande, Goiânia e Cuiabá em responsabilidade
socioambiental.
O programa tem como objetivo trabalhar os princípios fundamentais dos direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, que estão contidos nos 10 conceitos do Pacto Global das Nações Unidas, do qual a Copagaz é signatária; nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; e nos 10 compromissos da Fundação Abrinq.
O investimento inicial da empresa no programa é de mais de R$ 200 mil e irá atingir 19 estados. Iniciado em São Paulo , o PAPS está sendo levado a mais nove estados brasileiros, tais como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A empresa
Fundada há 51 anos, a Copagaz está presente
em 19 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Distribui
42 mil toneladas de gás/mês, através de sua rede de
dois mil revendedores. Associada ao Instituto Ethos, desde 2001 é signatária
do Pacto Global das Nações Unidas, cujo objetivo é mobilizar
a comunidade empresarial a fim de que promova valores fundamentais
nas áreas
de direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente
e combate à corrupção.
A Copagaz também faz parte da rede de empresas da Fundação
Abrinq, comprometida com a situação da infância brasileira.